O parque garante ao visitante uma verdadeira conexão com a natureza, permitindo o contato com animais, trilhas e muita sombra |FOTO: Giovani Oliveira |
Além de ser considerada a capital da 1ª infância, Boa Vista apresenta também grande potencial para o turismo ecológico. Cercada de muito verde e bastante água, a cidade convida nativos e quem passa por aqui a curtir mais de perto os diversos cantinhos com natureza e a desfrutar dos benefícios que uma simples sombrinha de uma árvore pode proporcionar em meio ao calorzão, típico da região norte. E quando o assunto é sombra, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios é sim uma daquelas opções imperdíveis.
Localizado na Zona Oeste da cidade, no bairro Paraviana, o parque garante ao visitante uma experiência diferente, com seis trilhas, em torno de 5 km (somadas), diversas espécies de árvores e plantas, animais silvestres, como arara, tucano, jabuti, cutia, paca e até uma capivara.
Conforme levantamento feito pela equipe de profissionais do parque, no período de criação do Bosque, são 23 espécies de árvores contabilizadas, dentre elas: caimbé, pimenta de macaco, jenipapo, sucuba e murici.
QUEM VAI, AMA
Zenaide Rodrigues e o neto Arthur: "É uma possibilidade de ter uma conexão mais profunda com a natureza e de mostrar para as nossas crianças a importância de preservar a natureza”
O aposentado Zenaide Rodrigues está de passagem pela cidade e levou o neto Arthur para visitar o Bosque. “Eu gostei muito e o Arthur ama. É uma possibilidade de ter uma conexão mais profunda com a natureza e de mostrar para as nossas crianças a importância de preservar a natureza”, contou.
Tarciana Dutra levou o filho Frederico para curtir a tarde no Bosque e também destacou a importância dessa conexão. “É a minha primeira vez aqui e estou gostando muito. Trouxe meu filho por entender que esse contato com a natureza é necessário, pois aqui é possível aprender mais sobre o respeito ao meio ambiente. Além disso, é uma opção fresca e acolhedora para curtir um dia quente”, disse.
O pequeno Lucas também adora ir ver os animais. Fica encantado com cada bichinho. “É muito importante trazermos as crianças pra cá, tanto pelo contato e conexão com a natureza, como também para respirar e fugir um pouco da rotina diária, proporcionando um momento de tranquilidade e contato com o verde”, falou a mãe dele, Alaíde Duarte.
“É muito importante trazermos as crianças pra cá, tanto pelo contato e conexão com a natureza", diz Alaíde Duarte, com o filho Lucas |
"Aqui é possível aprender mais sobre o respeito ao meio ambiente. Além disso, é uma opção fresca e acolhedora para curtir um dia quente”, disse Tarciana Dutra |
UM POUCO DA HISTÓRIA – O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios foi criado pela Prefeitura de Boa Vista, em julho de 2009, por meio de decreto (n° 113/E), sendo uma área institucional com 12 hectares, com destaque para vegetação nativa, contendo árvores de pequeno e médio porte, situada em meio ao lavrado.
ACOLHIMENTO DE ANIMAIS – O local dispõe de um grande viveiro, que abriga alguns animais, principalmente aves, a exemplo das araras, papagaios, marianinhas, maritaca, maracanãs, tucanos e um mutum. Além dos mamíferos (capivara, cutia e paca), todos provenientes de apreensão por diversos motivos e também por entrega voluntária.
Todos os animais, sem exceção, passam pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde são cadastrados e estudados. Os bichinhos permanecem em quarentena e somente depois são encaminhados ao Bosque.
Por lá
recebem são tratados, alimentados e ambientados para terem uma sobrevida, pois
não possuem mais condições de retornar para a natureza. No caso de algum deles
desenvolver habilidades e for avaliado por técnicos como aptos, poderão voltar
a vida silvestre, atividade intitulada como ‘soltura’.
FUNCIONAMENTO
– O Parque funciona de segunda à
sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos, somente no
horário das 14h às 18h, não abrindo nos feriados. Ao visitar o local, é
obrigatório o uso de máscara e é disponibilizado álcool em gel aos visitantes.
NO BOSQUE
NÃO É PERMITIDO!
- Ingressar
com animais domésticos;
- Alimentar
os animais;
- Entrar com
bebida alcoólica;
- Consumir
alimentos nas trilhas;
- Fumar e
- Descartar
resíduos de forma irregular.
0 Comentários