“BEIRADÃO” | Livro que aborda a trajetória da música amazonense será lançado em Roraima

Escrita pelo historiador Bernardo Mesquita, a obra mergulha fundo na história dos trabalhadores músicos amazonenses |FOTOS: Divulgação
 

A riqueza e a beleza da música amazônica, sobretudo a amazonense, compõem o tema do livro “Das Beiradas ao Beiradão: A música dos trabalhadores migrantes no Amazonas”, de Bernardo Mesquita. A obra será lançada nesta sexta-feira (28), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a partir das 18h.

No livro, o autor propõe-se investigar como a música amazonense se desenvolveu através das transformações nas formas de produção e reprodução da vida material, processos de imigração vertiginosos e por meio de novas relações de produção, distribuição, troca e consumo de música.

A imigração é o fator determinante importante nesta investigação, pois revela um intercâmbio musical significativo entre a geração de músicos que tocavam na cidade e nos interiores. Neste texto é possível observar a trajetória histórica dos músicos migrantes que chegaram no Amazonas assim como daqueles que saíram do Estado em função de sua inserção na produção fonográfica.

O evento de lançamento será na sala M100 do Bloco de Música e Direito (Bloco 8) e vai contar com apresentação do músico Nêuber Uchoa e da banda Amazônia Transcultural. A coordenação é do Curso de Licenciatura em Música e do núcleo Insikiran (UFRR).     

O Autor – Bernardo Mesquita é professor de história da música brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenador do canal Música na Práxis.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Das Beiradas ao Beiradão: A música dos trabalhadores migrantes no Amazonas”

Data: 28.04.2023

Horário: 18h

Local: Sala M100 – Bloco de Música e Direito – Universidade Federal de Roraima

Postar um comentário

0 Comentários