Além de outros espetáculos artísticos, a população boa-vistense também teve a oportunidade de participar de oficinas de metais e de prátia coral |
O espetáculo “Dança do Sol”, estrelado pelo Balé Folclórico do Amazonas (BFA) marcou o encerramento da 9ª edição do Festival Música na Estrada, que desde o início de agosto percorre diversas cidades brasileiras levando expressões artísticas, oficinas e muito mais. A última apresentação do evento ocorreu nesta sexta-feira, 24, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal.
Carregado de muita ancestralidade, o espetáculo foi produzido com base em obras do escritor amazonense Mário Ypiranga que, na década de 30 do século passado, descreveu costumes e tradições da etnia indígena Arara, localizada no estado do Pará. A ideia foi resgatar danças folclóricas e, mais que tudo, exaltar a cultura dos nossos povos originários.
Ancestralidade
A coreografia da peça, criada pela renomada bailarina e diretora da companhia, Conceição Souza, juntamente ao bailarino Flávio Soares, explora a temática de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol, que simboliza o ritual de puberdade. Através deste rito, os jovens são introduzidos às quatro malocas e logo são considerados prontos para o casamento, além de serem reconhecidos como guerreiros, conforme o mito arara.
Conforme a diretora artística Monique Andrade, participar do “Música na Estrada” é uma oportunidade única. “Esse projeto só vem para agregar, estimulando a circulação da cultura. É uma ótima oportunidade para conhecer outras pessoas, divulgar nosso trabalho. Ficamos encantados com a estrutura do Teatro Municipal de Boa Vista e fomos muito bem recebidos”, disse.
A empreendedora Rosângela Oliveira acompanhou o espetáculo junto às filhas e genros e destacou a oportunidade em ter acesso a trabalhos artísticos desenvolvidos em outros locais do país. “Achei muito maravilhoso e a gente sabe que Boa Vista precisa disso. O balé foi impecável e de fato a dança é uma arte belíssima. Também acompanhei o espetáculo do primeiro dia de festival e está de parabéns”, falou.
O Balé Folclórico
Fundado em 2001, o Balé Folclórico do Amazonas surgiu com a missão de revitalizar e difundir as tradições das danças folclóricas regionais. Desde sua fundação, o BFA tem apresentado espetáculos que reinterpretam as danças típicas do estado com um olhar contemporâneo, resgatando a história do folclore regional.
O que rolou
Em Boa Vista, a 9ª edição do festival, que teve como tema: “Música e outras artes conectando pessoas”, começou no dia 22 deste mês e contou com oficinas gratuitas de metal (trombone, trompete e trompa) e de prática coral. Já falando em espetáculos, além do Balé Folclórico, o Teatro Municipal com as apresentações “Divas do Rádio – As vozes de Ouro” e “Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica”.
De acordo com o diretor-geral do Festival, Fernando Ramos, o “Música na Estada” cumpre um papel social muito importante, trabalhando dois pilares: educação e arte. “Esse intercâmbio artístico e cultural deve ser constante e, de fato, traz contribuições muito positivas para a sociedade. Para nós é um prazer colaborar com o trabalho que já é feito pela FETEC, com destaque para o Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Em uma sociedade que tem contato com a cultura, com a arte, com o lúdico, sobra menos espaço para a violência”, disse.
Por Marcus Miranda - Prefeitura de Boa Vista
0 Comentários