Última edição teve como destaque a participação da violinista Estefany Rivas, de Roraima, que virou professora de projeto social em que aprendeu a tocar, o IBVM |FOTO: Arquivo Pessoal |
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina, está com inscrições abertas para sua 20ª edição, que ocorrerá de 12 a 25 de janeiro de 2025. Músicos iniciantes e profissionais de todo o Brasil têm até o dia 1º de setembro para garantir sua participação. As inscrições ocorrem através do site oficial do festival: www.femusc.com.br.
A última edição do Femusc contou com a participação da violinista Estefany Rivas, de Roraima, que veio da Venezuela e mudou-se com a família para Boa Vista (RR) em busca de melhores condições financeiras e novas oportunidades. Foi a primeira vez que Estefany participou do Femusc desde que chegou ao Brasil. "O Femusc foi uma oportunidade muito importante para mim, eu tento sempre demonstrar o meu melhor e no festival adquiri mais conhecimento", afirmou.
O FEMUSC oferece uma oportunidade única para músicos de todas as idades e níveis de habilidade. A edição deste ano contará com a presença de mais de 50 professores de dez nacionalidades, incluindo grandes nomes como a maestrina Ligia Amadio, a professora de canto popular Livia Nestrovsky, e a professora de violino Lucia Luque Coorreman. A programação também inclui a volta das oficinas de Música Popular Brasileira (MPB), coordenadas pelo pianista e regente Marcelo Ghelfi.
Para a edição de 2025, estão disponíveis 340 vagas distribuídas em diversas áreas:
• 244 vagas para oficinas de instrumentos orquestrais intermediários e avançados, como Violino, Viola, Violoncelo, Flauta, Clarinete e outros.
• 32 vagas para oficinas de Canto Lírico em diferentes categorias.
• 40 vagas para oficinas de Instrumentos de MPB, incluindo Piano, Bateria, e Guitarra/Violão.
• 20 vagas para oficinas de Quartetos de Cordas, formando 05 quartetos.
Os interessados devem enviar uma gravação de cinco a dez minutos, com repertório de livre escolha, e um movimento de uma obra de Bach para candidatos de instrumentos de cordas. As gravações devem ser disponibilizadas via link, preferencialmente no YouTube, e acompanhadas por dados pessoais e um currículo resumido.
Além das vagas regulares, o FEMUSC 2025 oferecerá 80 vagas para o Femusckinho (iniciação à musicalização para crianças de 6 a 12 anos) e 80 vagas para o Femusc Jovem (classes instrumentais para jovens de 12 a 17 anos). Também está disponível o Femusc Jaraguá, para músicos locais e amadores de 17 anos ou mais, que oferece oportunidades em um ambiente não-profissionalizante. Para estes cursos as inscrições ocorrem em novembro.
Com informações de FEMUSC
0 Comentários