LANÇAMENTOS 2025| A 7ª Arte roraimense vem com tudo neste ano

A produção de filmes na "Terra de Makunaima" está bem forte em 2025 |FOTOS: Divulgação


Pelo visto, em 2025, a produção cultural em Roraima será bastante expressiva. Por isso, o Portal Boa Vista preparou uma série de matérias com um “resumão” de alguns dos lançamentos artísticos previstos para este ano. E como, ultimamente, não se fala em outra coisa a não ser em cinema nacional, Globo de Ouro e Oscar, vamos começar abordando sobre o que vem sendo preparado no campo da 7ª arte roraimense.


Entre as nuvens

Bastidores de "Entre as Nuvens", dirigido por Alex Pizano |FOTO: Divulgação/Biosphere Records


O curta-metragem da Biosphere Records Audiovisual e dirigido por Alex Pizano ("Palasito”, “Ventos do Verão”) já está em avançada fase de pós-produção. Gravado em dezembro de 2024, na comunidade indígena de Campo Alegre, na zona rural de Boa Vista, o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), contrapartida da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC). 

Ainda que a trama do filme tenha seu foco nas referências atmosféricas dos gêneros clássicos de suspense e ficção cientifica, sua narrativa também abordará aspectos geográficos e culturais relativos às comunidades indígenas de Roraima, principalmente, aquelas que vivem mais próximas da capital Boa Vista.

Filme virá com a atmosfera dos gêneros clássicos de suspense e ficção cientifica, além de ressaltar aspectos geográficos e culturais relativos às comunidades indígenas de Roraima ||FOTO: Divulgação/Biosphere Records Audiovisual


O filme traz a história de Davi e Marcus, dois amigos que durante uma de suas brincadeiras de bola em um campinho no meio do lavrado, observam entre as nuvens um objeto não identificado pairando sobre eles. Curiosos e sem saber do que se trata, eles ficam cada vez mais perto de uma perigosa revelação. A previsão de estreia é ainda nesse primeiro semestre de 2025.


Blusa Amarela

O cineasta Michel Nascimento encabeça o projeto que trata sobre saúde mental |FOTO: Arquivo Pessoal


Curta-metragem do gênero drama ficcional, o filme aborda a empatia, compreensão e destigmatização envolvidos no tema saúde mental. A obra retrata o cotidiano de um casal de maneira realista e profunda e os desafios enfrentados por eles. Dirigido por Michel Nascimento e produzido pela Biosphere Records Audiovisual, “Blusa Amarela” entrou em produção agora em janeiro e tem lançamento programado ainda para 2025.

Curta-metragem do gênero drama ficcional, o filme aborda a empatia, compreensão e destigmatização |FOTO: Divulgação


O diretor, que está no segmento audiovisual desde 2020, acredita no cinema como uma ferramenta importante, tanto como entretenimento, como meio de abordar temas variados, como o da saúde mental.


Fuga

Equipe de "Fuga": trama será "eletrizante" | FOTO: Divulgação/arraia.br  


Primeiro curta-metragem de ficção do diretor Aldenor Pimentel (”A inacrediável história do Milho Gigante”), o filme tem produção da arraia.br e roteiro assinado por Elisa Coimbra, além do próprio Aldenor. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo na esfera municipal.

A trama gira em torno de Duda, uma jovem que, ao desembarcar no aeroporto de Boa Vista, começa a ser perseguida misteriosamente. “Quem é ela? Por que foge? Conseguirá se safar? Nesse eletrizante curta-metragem, as perguntas podem ser mais importantes que as respostas”, destaca a sinopse oficial do filme.

Finalizada a fase de produção, o próximo passo agora é a montagem do filme. A previsão de lançamento é abril de 2025. Importante destacar que a obra virá com uma carga emocional muito grande, sendo uma homenagem ao ator Anderson Nascimento, que faleceu recentemente, pouco tempo depois do fim das gravações. 

Filme também será uma homenagem a Anderson Nascimento (primeiro, à esquerda), que morreu após as gravações do filme | FOTO: Divulgação/arraia.br


Alexa, obrigada

Filme apresenta a história de duas amigas e sua relação com a famosa assistente virtual |FOTO: Divulgação


Dirigido por Elisa Coimbra ("Vassôra”, “Esqueça toda a matemática aprendida”) o filme conta a história de Neusa e Juba, duas jovens adultas assalariadas, melhores amigas e que moram juntas.

Bastidores de "Alexa, Obrigada!" |FOTOS: Divulgação


Em mais um dia pós-expediente, ambas se divertem conversando sobre suas vidas, até que Alexa, a assistente virtual, também faz suas considerações sobre a vida delas, as obrigando a encarar os desafios atuais de suas realidades.

O projeto também foi contemplado em edital pela Lei Paulo Gustavo e a previsão de lançamento é março de 2025.


Outras produções - Importante citar alguns outros projetos que também estão em produção ou prestes a lançar ao longo desse ano. Por exemplo, obras como o longa-metragem "Ninho Tinto", da Platô Filmes; "Tesouro", de Sávio Mourão; "Devaneios de uma assessora Jurídica", de Franciany Veras, "Epílogo Roraima", além da produção longa-metragem "No Covil da Floresta" de Alex Pizano e Biosphere Records Audiovisual, entre outras produções regionais.

  


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns pela matéria👏👏👏👏👏 Vida longa ao Cinema👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir