Como forma de contribuir com a comunidade um pouco de sua expertise artística, o quadrinista Rhafa Porto inicia neste sábado (11) em Boa Vista o projeto “Roraima em Quadrinhos”, uma série de oficinas que passarão por cinco praças da capital. A primeira será a Praça da Pirâmide, Av. Ene Garcez, Aeroporto.
Segundo o artista, a ideia é ocupar os espaços públicos da cidade com conhecimento, de forma livre, onde pessoas de todas as idades podem participar e aprender um pouco sobre o mundo fantástico do desenho e dos quadrinhos.
“Espero que o público seja bem diverso, desde crianças que queiram curtir as férias escolares desenhando, como também jovens e adultos que queiram passar uma tarde agradável desenhando e debatendo sobre arte, desenhos e quadrinhos”, disse Rhafa.
Na oficina, o quadrinista apresentará dicas de como começar ou continuar um desenho, com técnicas de anatomia, cenários, personagens e criação. Além disso, haverá bate-papos para trocas de ideias sobre o cenário de quadrinhos na cidade. Serão disponibilizados materiais como papel, lápis, lápis de cor, borracha e pranchetas.
O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, contrapartida da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC). Rhafa ressalta a importância de levar esse tipo de ação à comunidade como forma de difundir mais cultura a todas as pessoas.
“Já fiz muitas oficinas similares, na capital e também em outros municípios de RR e do Brasil, como recentemente em Campina Grande, Paraíba. E é sempre importante, pois a gente conhece pessoas muito criativas e divertidas para trocarmos experiências”.
Confira o cronograma das oficinas (todas ocorrerão das 15h às 17h):
- 11/01 - Praça da Pirâmide
- 13/01 - Germano Sampaio
- 16/01 - Praça do Caranã
- 18/01 - Parque Igarapé Pricumã
- 21/01 - Praça do Mirandinha
- Mais informações sobre as oficinas: 95 9166-8158.
Rhafa Porto - É formado em Artes Visuais e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Figura como um dos criadores do Coletivo Lavrado de Quadrinhos e Feira de Quadrinhos de Roraima e organizador do Aniraima, evento cultural Geek que reúne fãs da cultura pop.
Dentre seus trabalhos publicados está a série “A tribo da justiça”, HQ de super-heróis que vivem na cidade de Boa Vista, na qual usa elementos característicos da região de uma forma sutil, seja pela linguagem, trajes ou o próprio contexto.
- Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, confira o perfil no Instagram: @rhafaporto.
0 Comentários