Quer “turismar” em Roraima? Leve o PASSAPORTE!

 

Passaporte de Turismo Roraima estimula a visitação turística nos diversos roteiros do Estado

Roraima conta com mais de 130 roteiros turísticos, distribuídos entre todos os 15 municípios, que envolvem desde o turismo de aventuras, ecoturismo, observação de aves, lazer e até o etnoturismo. Com toda essa riqueza, por que não “turismar” na própria terra? Para isso, vale super a pena ter em mãos o Passaporte de Turismo Roraima e registrar toda essa experiência.   

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) e do Departamento de Turismo de Roraima (Detur) do Governo do Estado, com objetivo de estimular a visitação turística nos diversos roteiros de Roraima. 

O Passaporte traz 30 roteiros trabalhados pelas agências de turismo, pelos prestadores de serviços profissionais, condutores e guias de turismo de todo o estado. Segundo Bruno Muniz, diretor do Detur, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam mais os atrativos turísticos do próprio estado e procurem viver a experiência do turismo que são oferecidas. 

“O passaporte está distribuído em três regiões turísticas e cada uma delas engloba cinco municípios turísticos. Nós vamos, junto às prefeituras e seus órgãos municipais de turismo distribuir esses passaportes para os visitantes, que ao passar por uma agência, conhecem os roteiros que os receptivos trabalham e, com isso, possam adquirir produtos ou serviços desses receptivos”, explicou. 

O turista, em posse do Passaporte, vai às agências e logo recebe o carimbo correspondente aos roteiros que serão visitados. Também podem se dirigir aos municípios e visitar os produtos turísticos de maneira independente e lá, também tem o documento carimbado pelos órgãos municipais de turismo dessas regiões turísticas. 

"À medida em que a pessoa obtém três carimbos correspondentes à região turística de três roteiros, ela vai receber um painel daquela região. Nós temos três painéis que serão distribuídos sempre a pessoa apresentar o passaporte carimbado com três roteiros no departamento de turismo e ela recebe inteiramente gratuito um painel para colocar as fotos, os registros, as lembranças desse roteiro que foi feito em função do passaporte”, destacou Bruno. 

O Passaporte traz 30 roteiros trabalhados pelas agências de turismo, pelos prestadores de serviços profissionais, condutores e guias de turismo de todo o estado


O diretor do Detur ressalta que essa medida reflete o fortalecimento do setor em Roraima, que vem ganhando destaque nacional. Prova disso foi a inclusão do Estado em publicações do Ministério do Turismo como tendência ao turismo. Dessa forma, o Passaporte incentiva os roraimenses e “roraimados” a olhar para o Estado como um excelente local para, por exemplo, passar as férias ou os “feriadões”. 

“Ou seja, nossa intenção é que conheçam o mais Tepequém, que tenham as experiências com o turismo em terras indígenas que oferecemos. Ou que se motive a visitar o Monte Roraima ou a Serra Grande, no município do Cantá. Ou ainda que visite o sul do estado com os novos roteiros, que nós faremos o lançamento agora no mês de novembro, como o nosso FAMTOUR [saiba mais abaixo], o roteiro geoturístico do sul do estado, os roteiros de observação e apreciação de árvores gigantes, o roteiro de observação de árvores, o roteiro da pesca esportiva lá no Caroabe, entre outros”. 

A distribuição é inteiramente gratuita e pode ser adquirido tanto pelos órgãos municiais de turismo quanto pelas agências de turismo receptivos credenciadas no DETUR (para saber quais são elas, basta acessar o perfil @visite_roraima no Instagram).    

Lançamentos – O Passaporte de Turismo Roraima foi lançado oficialmente durante a 50ª edição da Expo ABAV, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Detur contou com estande próprio para a divulgação da imagem turística do Estado. 

“Contamos com a participação de 28 empresários do setor turístico, de diversas áreas, desde o transporte receptivo até a hotelaria. E na ocasião, nós fizemos três grandes lançamentos”, disse Bruno. 

DETUR lançou três projetos voltados ao turismo de Roraima durante a 50ª Expo ABAV, no mês de setembro, no Rio de Janeiro |FOTO: Divulgação/DETUR/SECULT


Esses lançamentos, além do Passaporte de Turismo, inclui a Rota Turística do Caroebe, no sul do Estado, que hoje trabalha para se desenvolver enquanto importante núcleo turístico do estado. O outro é o FAMTOUR “Águas e Florestas da Linha do Equador”, marcado para ocorrer entre os dias 20 e 26 de novembro e que tem objetivo de incentivar as empresas operadoras, agências de viagem e guias de turismo, além da imprensa especializada, a conhecer as potencialidades do setor em Roraima. A iniciativa deve abranger a divulgação de municípios como Caracaraí, Rorainópolis, São Luís, São João da Baliza e Caroebe. 

“O FAMTOUR é uma iniciativa nossa, em parceria com o Sebrae Roraima, para apresentar para as agências os novos roteiros turísticos do sul do estado, notadamente aqueles voltados à observação de árvores gigantes, aves, além de balneários e geoturismos, com as formações rochosas que existem na região. Esses são os roteiros centrais principais. Além desses, as agências também vão conhecer a superestrutura turística, como hotel, restaurante, condutores locais e os próprios roteiros em si”, finalizou Bruno.


Postar um comentário

0 Comentários