Roteiros, atrativos e inovações: saiba quais destaques de Roraima que serão apresentados na Expo ABAV 2024

 

Comitiva de Roraima conta com participação de 20 empresários de diversos setores que desenvolvem o Turismo no Estado |FOTO: Jacildo Bezerra

A 51ª edição da Expo Abav começou nesta quinta-feira (26), em Brasília. E as potencialidades do turismo de Roraima são mais uma vez destaque no evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e que reuniu mais de 10 mil pessoas no primeiro dia. O encerramento será neste sábado (28).   

De acordo com Bruno Muniz, diretor do Departamento de Turismo de Roraima (DETUR) – vinculado à Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT), a participação de Roraima no evento conta com forte comitiva que inclui 20 empresários de diversos setores como hotelaria, agências de viagens, artesanato, entre outros. Tudo para mostrar ao país os atrativos turísticos do Estado, firmar parcerias e divulgar o Estado. 

“Nós vamos lançar aqui os novos caminhos de Macunaima, promovidos pela comunidade indígena do Kawê. Vamos também lançar as nossas rotas turísticas como etnoturismo, pesca esportiva, balneários e a rota das fronteiras. O grande destaque será a Serra do Tepequém com todo o potencial de cachoeiras, como as do Paiva e do Barata, a Pedra Mão de Deus, o Tilim do Gringo, entre outros”, disse Bruno. 

Além disso, a comitiva vai apresentar na feira o Passaporte de Turismo Roraima, que será distribuído para os agentes e operadores de turismo e para todos os visitantes do evento. A iniciativa apresenta 30 roteiros de Roraima trabalhados pelas agências de turismo, pelos prestadores de serviços profissionais, condutores e guias de turismo de todo o estado.   

 

A Serra do Tepequém será um dos destaques da divulgação turística de Roraima durante a Expo ABAV 2024 |FOTO: Sigrid Farias

Roraima pelo mundo 

Outra novidade será a integração de Roraima na WikiTravel AI, plataforma mundial de promoção de destinos turísticos cujo objetivo é o desenvolvimento do turismo sustentável no mundo inteiro. São mapeados países, estados, cidades e regiões turísticas. 

A Inteligência Artificial gera conteúdo relevante com base nas perguntas pré-formatadas, amplamente pesquisadas com viajantes. Todo o conteúdo gerado em texto e áudio é royalty free sendo simultaneamente traduzido para vários idiomas. 

“Seremos o primeiro estado do Brasil a estar 100% conectado a essa plataforma, oferecendo os nossos atrativos, os roteiros dos produtos turísticos”, destacou Bruno.

 

Gastronomia roraimense


A famosa paçoca roraimense é distribuída aos visitantes da Expo Abav |FOTO: Ederson Brito



Além de levar conhecimento sobre o turismo roraimense, a comitiva também levou à Expo ABAV a tradicional paçoca de carne, uma das iguarias mais apreciadas do Estado.

Cerca de mil unidades foram distribuídas só no primeiro dia e a meta é chegar a 2mil. Para isso, foi firmada parceria com o Sindicato dos Hotéis de Roraima (Sindihotéis-RR), responsável por patrocinar a iniciativa.

 

Prêmio 

Bruno Muniz também concorre ao Prêmio Nacional ABBTUR “Mérito & Talento”, sendo finalista na categoria “Gestão Estadual de Turismo”. O prêmio é oferecido pela Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR) e essa é a segunda vez que o diretor do Detur é indicado. A primeira foi em 2022. 



“Para mim, só isso é indicado, já é um feito incrível. Representa o reconhecimento de um trabalho que, mesmo com poucos recursos, a gente consegue se destacar e se projetar. A indicação do meu nome partiu do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur). E eles exigiram alguns critérios. O indicado tem que ser turismólogo, estar na gestão há mais de cinco anos, ter notoriedade na área, com projetos indicados com impacto nacional. Então, a gente saiu passando por essa peneira e estamos na disputa”, contou.

Colaboração: Valeska Doryck

Postar um comentário

0 Comentários