![]() |
Ocupando a cadeira de n. 329, Alícia é a mais jovem roraimense a integrar a instituição |FOTO: Willamys Barros |
Aos 19 anos, a artista plástica Alícia Bianca é a mais jovem roraimense a ocupar uma cadeira (n.: 329) na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA). A posse ocorreu nesta sexta-feira (11), na Universidade da Amazônia (UNAMA).
Sediada no Amazonas, a academia é uma instituição cultural que possui o objetivo de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira. A agora confreira Alícia Bianca foi convidada pelo presidente Rômulo Sena, por meio de uma análise criteriosa e rigorosa de suas produções artísticas que contempla as riquezas amazônicas.
“É com imensa gratidão e orgulho que recebo esta honraria, uma conquista que não apenas me enche de alegria, mas também me motiva a continuar contribuindo para o enriquecimento cultural e literário da nossa região. Me sinto responsável por continuar a promover a cultura roraimense e amazônica, inspirando as pessoas e transformando vidas por meio da arte”, disse Alícia.
Além disso, ela ressalta que trabalhará esse legado visando um fortalecimento da cultura roraimense. “Estou confiante de que a minha juventude e entusiasmo contribuirá para inovar e renovar a forma como a cultura é promovida e celebrada em nossa região. Fazer parte desta academia composta de artistas, escritores e intelectuais de várias áreas é um privilégio que não tenho palavras para expressar”, destacou.
![]() |
Alícia Bianca: "ESta conquista que não apenas me enche de alegria, mas também me motiva a continuar contribuindo para o enriquecimento cultural e literário da nossa região" |FOTO: Willamys Barros |
A Alícia Bianca iniciou na arte aos 12 anos. Autodidata, percorre por diferentes estilos e técnicas. Todas as suas artes são feitas à mão livre. Possui um currículo com vastas e 17 diversificadas premiações, apesar da pouca idade, tendo recebidos prêmios em concursos de nível regional, nacional (São Paulo/SP e Rio de Janeiro) e internacional (Porto/Portugal, Viseu/Portugal e Torino/Itália).
Em fevereiro de 2025, a Alícia inaugurou a sua 1ª exposição de arte com o tema: “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, na galeria Franco Melchiorri no Sesc-RR Mecejana. A mostra foi elogiada pelos artistas, autoridades e público em geral, o que levou a ser prorrogada por mais uma semana. Ela também é acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
- Para saber mais sobre a artista, siga os perfis no Instagram: @aliciabiancarr e @fabricadedesenhos_rr.
A ALACA — A Academia de Literatura,Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) é uma instituição cultural brasileira, sediada em Iranduba/Amazonas, fundada em 03 de agosto de 2022, pelo seu idealizador, o jornalista e escritor Rômulo Sena, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional, da arte e cultura do Brasil.
Entre os marcos da instituição, destacam-se: o lançamento do Selo “Casa do Escritor Júlio Antônio Lopes“, em 2021; a instalação e constituição da ALACA em 03 de agosto de 2022, com a solenidade de posse na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e a inauguração da Pedra Fundamental da Sede Oficial no Município de Iranduba. É composta por membros efetivos perpétuos sócios, com efetivo e correspondentes no Brasil e no exterior.
- Para saber mais, siga o perfil no Instagram: @alaca.literatura.arte.cultura
0 Comentários