Grupo Locômbia inicia circuito cultural por municípios de Roraima

Projeto começa neste sábado (5), em Mucajaí e passará também por Cantá, Boa Vista e Alto Alegre  |FOTO: Divulgação/Locômbia 



Com objetivo de fortalecer conexões, formar plateia e fortalecer o movimento cultural em Roraima, o Grupo e Associação Locômbia Teatro de Andanças inicia neste sábado (5) o Circuito Cultural de Ações Artísticas, passando por diversos municípios, a começar por Mucajaí. O evento de abertura será na quadra de esportes da praça Chaguinha Aguiar, a partir das 17h. 

As apresentações envolvem o teatro gestual, utilizando a linguagem corporal com técnica de mímica, uso de máscaras, origamis, pequenos objetos e interação com o público. Assim, o grupo cria uma dramaturgia própria tecendo o fio condutor da história, com música ao vivo, por meio de instrumentos como saxofone, clarinete e percussão.

“Ao longo de nossas viagens, fomos criando uma forma particular de teatro sem palavras que, muitas vezes, era relacionado com a dança. Enquanto viajávamos de país em país, essa linguagem se consolidava, conseguindo nos comunicar com uma diversidade de plateias, dissolvendo as barreiras idiomáticas e cativando o público através da dramaturgia do gesto com a expressão do corpo acompanhada de música ao vivo”, disse Beatriz Brooks, integrante do Locômbia.

Outras cidades que receberão o circuito são Cantá, Boa Vista e Alto Alegre. Vale destacar que Circuito Cultural do Locômbia foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, contrapartida do Governo do Estado de Roraima - Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult). 



"Pescando no Espelho" 

Espetáculo será apresentado na próxima terça-feira (8), no Teatro Municipal (sala Teatro Escola) |FOTO: Divulgação/Locômbia 

Outro espetáculo preparado pelo Locômbia está marcado para a próxima terça-feira (8). Inspirado em eventos ocorridos nos últimos anos na América Latina, especialmente na Colômbia, o grupo apresenta “Pescando no Espelho”, peça que envolve uma investigação policial ao estilo Sherlock Holmes.

Beatriz conta que o grupo tomou como base o compromisso firmado pelo Governo da Colômbia, por meio de suas instituições, em divulgar “a verdade e a memória sobre o processo de paz que o país atravessa”, bem como “prevenir novos acontecimentos, por meio da pedagogia dos direitos humanos, tanto nacional quanto internacionalmente, amparada pela Lei 1448 de 2011, ou Lei das Vítimas”.

Além disso, Beatriz ressalta que o uso da linguagem corporal e a mímica contribuem para a narrativa da peça e para uma melhor compreensão do público da mensagem que será passada, uma vez que envolve questões relacionadas a direitos humanos.

O espetáculo será aberto ao público, apresentado a partir das 19h no Teatro Municipal, sala Teatro Escola. 


O Grupo — Em atividade desde 1984, o grupo Locômbia Teatro de Andanças trabalha com pesquisa na Dramaturgia do teatro gestual, criando montagens em espaços abertos e de palco, direcionado, como na tradição do circo, para o público familiar.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais em países da América, Europa Ásia e África, tais como: Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, México, Canadá, Holanda, Alemanha, Suíça, Itália, Suécia, Dinamarca, Eslovênia, Hungria, Nepal, Índia, Tibete e Moçambique.

No ano 1995, o Locômbia se estabeleceu na Índia, em busca de fontes ancestrais da arte teatral. Durante cinco anos, estudou Dança Odissi na Orissa Dance Academy e participou de treinamentos em Dança com Máscaras do estilo Chhou Dance da School of Saraikella SRI KEDAR ART CENTRE”.

No ano 2000, após da sua experiência na Índia, o grupo morou em Moçambique, onde promoveu oficinas para comunidades urbanas e rurais, assim como cursos e módulos educacionais direcionadas a formandos de professores.

No ano 2001 o grupo fixa residência no Brasil. Em 2005, após morar três anos em Campinas (SP), o grupo decide imigrar para a região Norte do país, se radicando em Boa Vista (RR). No ano 2007, cria a Associação Cultural Artística Locômbia Teatro de Andanças (ASCALTA), com o intuito de incentivar a arte teatral e circense por meio de projetos de inclusão social no Brasil.

O Locômbia Teatro de Andanças vem trabalhando desde o ano 2007 na disseminação das Artes Cênicas através de projetos de inclusão social no Estado de Roraima |FOTO: Divulgação/Locômbia



Em 2011 inaugurou o Espaço Circular de Cultura Malokômbia, no município de Cantá, situado ao centro-leste do estado de Roraima, onde desde então mantém uma programação cultural constante e variada. Atualmente o grupo é integrado por Orlando Moreno, Beatriz Brooks e Shanti Sai, nos seus projetos e produções culturais, artísticos e sociais, integrando artistas da região.

  • Para saber mais sobre o grupo e seus projetos, basta seguir o perfil no Instagram @locombiateatro_andancas_rr ou por meio do WhatsApp 95 98111-7042.

Postar um comentário

0 Comentários